Páginas

quinta-feira, 17 de março de 2011

Oficina de Capacitação Quilombola vai até domingo em Ituberá

Secretário Municipal da Educação Ezenilto Carvalho fala do compromisso do município para com as comunidades Quilombolas
Ituberá está sediando 5ª Oficina de Capacitação Quilombola até o próximo domingo (20). O objetivo do evento é capacitar lideranças quilombolas através de contribuições da antropologia social, apresentando as políticas públicas voltadas para comunidades quilombolas e tradicionais em geral.

Antônio Fernando, coordenador do Projeto de Inclusão de comunidades Quilombolas na Bahia
As atividades são parte do Plano de Ações do Projeto de Inclusão das Comunidades Remanescentes de Quilombos, executadas pela Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que compõem a Política Estadual para as Comunidades Remanescentes de Quilombos.

Essa iniciativa visa o fortalecimento institucional dessas comunidades, promovendo a participação de atores locais no planejamento e implementação de desenvolvimento sustentável, compartilhando responsabilidades e valorizando práticas e saberes tradicionais.

Márcio Raimundo, Sup. Mun. para Igualdade Racial fala das conquistas obtidas em Ituberá
A oficina contará com a presença de lideranças quilombolas dos Territórios Sul e Baixo Sul, das representações dos Projetos Quilombolas dos estados de Pernambuco e Ceará e do Diretor Executivo da CAR, o engenheiro agrônomo José Vivaldo Mendonça, que participará da conclusão dos trabalhos.


Representando o município de Ituberá e o Prefeito André Lisboa Filho, o Secretário Municipal da Educação Ezenilto Carvalho da Luz enfatizou o compromisso da administração municipal para com as comunidades Quilombolas e destacou a criação da Superintendência Municipal de Promoção a Igualdade Racial, a iniciativa em projetos que beneficiam comunidades descendentes de quilombos, como a Escola Municipal da Ingazeira, importante comunidade Quilombola na zona rural do município.
Ascom Sedir/CAR
Assecom - Ituberá

sexta-feira, 11 de março de 2011

Pratifolia 2011 agitou a paradisíaca praia de Pratigí em Ituberá

Prefeitura promoveu o Carnaval Limpo que manteve a estrutura do evento e a limpeza da praia
Três dias de folia e paz marcaram o Pratifolia 2011, o carnaval da praia do Pratigí em Ituberá. Organizado pela Associação dos Comerciantes do Pratigí e com total apoio da Prefeitura de Ituberá, o axé, o pagode e o arrocha tomaram conta das areias da paradisíaca praia de Pratigí, quando diversas bandas e grupos regionais fizeram a animação de turistas e ituberaenses num dos mais belos cartões postais da região. 

A praia de Pratigí recebeu milhares de turistas nos três dias de folia momesca
A Prefeitura lançou em paralelo uma ação de conscientização para a preservação do meio ambiente durante os dias de folia. A operação “Carnaval Limpo” disponibilizou uma equipe da Secretaria Municipal da Infraestrutura que ficou responsável pela manutenção dos acessos a praia e limpeza de toda a área onde se realizou o carnaval. Foi estruturada toda a área para estacionamento de veículos na rótula de entrada a praia, a realização da coleta diária do lixo produzido, além de uma boa estrutura de segurança por parte da Polícia Militar e homens da Guarda Municipal. Um dos destaques foi o grande volume de pessoas que vieram de todas as partes prestigiar o carnaval do Pratigí. 
Várias atrações animaram os foliões no Pratifolia 2011
Para Élvia Silva, presidente da Associação dos Comerciantes da Praia do Pratigí, o Pratifolia foi um sucesso, “...O empenho das pessoas envolvidas foi fundamental para o sucesso da festa e agradeço a Prefeitura, ao pessoal da limpeza, ao Comando da Polícia Militar e a Guarda Municipal, e principalmente aos ituberaenses pela cordial hospitalidade com que tratou todos os turistas que vieram prestigiar o Pratifolia 2011”.

Assecom
Fotos: Val

quinta-feira, 3 de março de 2011

Governo do Japão concede doação para reforma de postos de saúde em Ituberá


Prefeito Andrezito assinando doação para reforma de postos de saúde em Ituberá
Visando contribuir para a execução do Projeto de Adequação, Ampliação e Reforma de Postos de Saúde em Ituberá, numa inédita parceria entre Prefeitura e o Escritório Consular do Japão no Recife, foi assinado nesta quinta-feira, 3, pelo Prefeito André Lisboa Filho e pelo cônsul Akira Suzuki, um contrato de doação no valor de R$ 160.000,00 (Cento e Sessenta Mil Reais) para a obras de melhoria em três postos de saúde no município, nas localidades da Vila de Itajaí, Vila de Santo André e Núcleo Colonial, onde vive uma das mais importantes colônias japonesas na Bahia.

Recursos do governo japonês vão beneficiar comunidade ituberaens


Essa doação ao município de Ituberá foi feita após reuniões entre a Secretaria Municipal da Saúde com Akihiko Miyakawa, representante da comunidade da Colônia, interlocutor para a viabilidade dessa doação e do Cônsul do Japão Akira Suzuki, através do programa Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC), instrumento disponibilizado pelo governo japonês aos consulados e embaixada do Japão sediado no Brasil, para proporcionar auxílio financeiro às entidades filantrópicas beneficentes e prefeituras, em projetos que beneficiem diretamente as comunidades mais necessitadas.
Prefeito Andrezito recebe o cheque no valor de 160 mil reais
Segundo a secretária municipal da Saúde Sony Lopes, que acompanhou o prefeito André Lisboa Filho em Recife, o governo japonês mantém o programa APC como um meio de cooperação para com as questões relacionadas ao bem-estar das comunidades do Brasil e Ituberá foi escolhida pela sua importância junto ao Consulado.

Assecom

Prefeitura de Ituberá implanta moderno sistema de gerenciamento hospitalar

Funcionário do HACPD sendo treinado por técnica do Datasus
Está sendo implantado no Hospital Antônio da Costa Pinto Dantas em Ituberá, o Hospub – Sistema Integrado para informações do SUS dentro do ambiente hospitalar. Um programa do Ministério da Saúde criado no Rio de Janeiro e desenvolvido em diversos centros de saúde pelo país.

O objetivo é disponibilizar um novo sistema gerencial que simplifique o trabalho no dia-a-dia do hospital organizando o fluxo de usuários, as internações, os setores de emergência e ambulatório. A implantação do Hospub vai modernizar todo o processo de arquivamento das informações sobre o atendimento aos pacientes, facilitando a criação de relatórios, adiminuição as filas de atendimento e consequentemente o aumento da qualidade do serviço prestado a comunidade.

Equipe Datasus Rio-Bahia

REDUÇÃO DE CUSTOS OPERACIONAIS

O Sistema Integrado de Informações do SUS – HOSPUB – vai gerar uma importante economia para os cofres públicos uma vez que com a adoção desse novo sistema, o município deixará de pagar pelo antigo programa de gerenciamento.

Segundo Maria Luisa Mendes, técnica do Datasus, a implantação do Hospub em Ituberá trará benefícios importantes para a população e a redução dos custos operacionais por parte da prefeitura...“ O sistema que estamos implantando aqui em Ituberá é livre (gratuito) e vai gerar benefícios para a comunidade e para administração municipal. Ele vai agilizar o atendimento do paciente e organizar o hospital. Na verdade é uma completo sistema de gerenciamento”.

A Secretária da Saúde Sony Lopes, falou do compromisso do município em modernizar os procedimentos dentro das unidades de saúde...“Então, nós temos hoje, com o Datasus, um sistema de qualidade, eficiente e totalmente de graça. Isso vem ratificar as intenções do Prefeito Andrezito, onde ele busca seriedade, comprometimento e sobretudo zelo pelo recurso público e uma boa aplicação desse recurso”.

Assecom