Cairu completará 400 anos no dia 07 de Outubro e, para celebrar a data, a Prefeitura lança um ano inteiro de comemorações. A abertura dos festejos começou neste Sábado, com dois dias inteiros dedicados ao aniversário do único município-arquipélago do Brasil.
Com raízes na época do Brasil-colônia, Cairu surgiu oficialmente quando foi criada a Vila de Nossa Senhora do Rosário de Cairu, em 1610. A partir daí, são construídas notáveis obras religiosas, militares e civis que dão início ao desenvolvimento da região. Em 1654, no lugar da pequena ermida dedicada a Santo Antônio, começa a edificação do Convento, que transformou-se no mais importante monumento arquitetônico da Ordem Franciscana. Marco do Barroco brasileiro, essa construção proporcionou um grande incentivo ao desenvolvimento da população.
As celebrações começam em Morro de São Paulo, onde será iniciada a obra de restauração da Fortaleza de Morro de São Paulo e a reestruturação de seu sítio histórico. Depois, os convidados seguem para Cairu, onde será dada sequência à comemoração com a inauguração de outras reformas – como a assinatura da Ordem de Serviço para a retomada da restauração do Convento de Santo Antônio e apresentações de grupos folclóricos locais.
As celebrações contarão com a presença do Governador da Bahia, Jaques Wagner, do Secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, do Prefeito de Cairu, Hildécio Meireles, e de autoridades, convidados e personagens locais. As bandas Psirico e Silvanno Salles, a Orquestra Sinfônica Dois de Julho e os grupos folclóricos regionais Zambiapunga, Congos e Chegança comandam a abertura das festividades.
O Prefeito de Ituberá Andrezito manifestou sua alegria e parabeniza o município de Cairu pelos seus 400 anos e deseja ao povo cairuense felicidades e ao colega Hildécio Meireles, muita paz, força e determinação para continuar cuidando bem de Cairu.
Texto:
Karlo Dias
LK Comunicação
Adaptação: Assecom - Ituberá
Nenhum comentário:
Postar um comentário